Um alimento para cada problema de pele

A pele é o maior espelho da saúde de uma pessoa e reflete o tipo de alimentação que cada um faz diariamente.

Se uma má alimentação é capaz de arruinar a saúde e o aspecto da pele, determinados alimentos conseguem ser um autêntico elixir para uma pele bonita, hidratada e saudável.

E é isso que Jolene Hart, autora do livro ‘Eat Pretty - Nutrition for beauty, inside out’, ainda sem data prevista de lançamento no Brasil, explica num recente artigo publicado na revista Shape. Segundo a especialista, existem alimentos capazes de tratar – ou pelo menos atenuar – alguns dos problemas cutâneos mais comuns.

É o que acontece com as sementes de abóbora, as lentilhas e o grão-de-bico, três aliados na luta contra a acne, uma vez que o poder anti-inflamatório que portam é capaz de neutralizar o crescimento das bactérias responsáveis pelo aparecimento da acne. O café, o açúcar e os laticínios são para evitar, principalmente quando este problema de pele está num estado já avançado.

Na luta contra as rugas – que embora não devam ser vistas como um problema de pele podem, porém, causar desconforto quando aparecem muito cedo – nada melhor do que apostar nas especiarias, diz a especialista. O gengibre e o açafrão são dois dos melhores ‘amigos anti-envelhecimento’ que podem ser adicionados à alimentação com facilidade.

No caso da pele opaca e sem brilho – resultantes, muitas vezes, de uma alimentação pobre em nutrientes mas rica em carboidratos – o melhor é criar uma rotina matinal que inclua a ingestão de um copo de água morna com limão. Esta bebida consegue limpar e estimular o organismo e também estabilizar o pH.

A falta de pigmentação é outro dos problemas que pode resultar de uma alimentação fraca. Para combater esta condição, Jolene Hart recomenda a ingestão de tomate, rico em “licopeno, um antioxidante que protege contra os danos causados pelo sol e pode ajudar a prevenir a descoloração da pele e o aparecimento de sardas”.

As gorduras saudáveis, como o abacate, os frutos secos e o azeite ajudam a combater a pele seca. Já os cogumelos Shiitake e as castanhas do Pará podem ajudar a combater a flacidez da pele, muitas vezes causadora de rugas precoces. Estes alimentos repõem os níveis de elasticidade e quando aliados a alimentos ricos em vitamina C – como o kiwi, o pimentão e a laranja – proporcionam os resultados desejados, uma vez que a produção de colágeno é estimulada.

Postar um comentário

0 Comentários