IGREJA?

A palavra grega traduzida como "igreja" é ekkíesia, que significa "assembleia" ou "grupo chamado para fora". Diante desse pressuposto fica claro que Igreja não é uma instituição qualquer, um prédio ou objeto impessoal. E sim uma assembleia formada de cristãos que integram o Corpo de Cristo.



O apostolo Paulo em 1 Coríntios traz um grande ensinamento com relação ao tema: “Igreja é o corpo de Cristo”. Em 1Co C. 12. Vs. 12 e 13, o aposto coloca em primeiro lugar a unidade do corpo, orientando que só existe uma igreja, um corpo, um rebanho, uma noiva, ou seja, todos quantos foram chamados, justificado e glorificados passam a fazer parte desse corpo.

Diante do pressuposto, a partir do momento em que o ser humano crer em Cristo é batizado pelo Espírito nesse corpo, passando então a fazer parte da família de Deus, sendo membro da Igreja do Deus vivo, tornando-se filho de Deus e ovelha do seu pastoreio. Em 1 Coríntios Capitulo 12 e Versículo 27 diz: “Ora, vós sois corpo de Cristo, e individualmente seus membros”. 

A igreja visível possui muitas denominações, com várias peculiaridades distintas, ideologias, dogmas e costumes. É notório as diferenças de sistema de governo, as formas diferentes de administrar os sacramentos. Existem visões diferentes de interpretarmos determinadas passagens das Escrituras. Mas, se cremos na Trindade, se cremos que Jesus é o nosso único Salvador e Senhor, tendo as Escrituras como nossa única regra de fé e prática e crendo na salvação pela graça mediante a fé, se cremos que Jesus voltará em glória para julgar os vivos e os mortos, então, fazemos parte da verdadeira igreja, da única igreja, do corpo de Cristo. Não importa a cor da nossa pele, a nossa condição social ou mesmo a nossa denominação. Se estamos em Cristo, somos um.

Em Apocalipse nos capítulos 1 ao 3, iremos observar sete igrejas: Éfeso, Esmirna, Pérgamo, Tiatira, Sardes, Filadélfia e Laodicéia, cada uma delas com suas particularidades, porém em meios as diferenças contidas em cada uma delas, Jesus teve a dedicação às sete igrejas da Ásia, solicitando a João que escrevesse num livro tudo o que ele via na revelação e as enviasse as igrejas. Mediante a essa visão, notamos valiosas lições que Jesus enviou as sete igrejas na qual passa a ser relatado abaixo:
  • Éfeso, igreja ortodoxa na doutrina, porém fria em amor, Jesus disse: “Eu sei as tuas obras, e o teu trabalho, e a tua paciência... tenho, porém contra ti que deixaste o teu primeiro amor”. (Ap 2.2-4). A cura dessa igreja é reconhecer o seu pecado e voltar à prática das primeiras obras. (Ap 2.5).
  • Esmina, igreja sofredora, mas fiel a Cristo, Jesus disse: “Eu sei as tuas ibras, e tribulações, e pobreza...” (Ap 2.8-11). O troféu da vida eterna seria a cura para o sofrimento dessa igreja. (Ap 2.10-11).
  • Pérgamo, igreja que tolerava o pecado, mas tinha alguns fiéis, Jesus disse: “Eu sei as tuas obras, e onde habitas, que é onde está o trono de satanás; e reténs o meu nome e não negaste a minha fé... Mas umas poucas coisas tenho contra ti...” (Ap 2.12-17). A cura para esta igreja seria o arrependimento (Ap 2.16).
  • Tiatira, igreja que tolerava heresias no seu meio, porém, muitas empreendedora, Jesus disse: “Eu conheço as tuas obras, e o teu amor, e o teu serviço, e a tua fé, e a tua paciência, e que as tuas últimas obras são mais do que as primeiras. Mas tenho contra ti o tolerares que Jezabel, mulher que se diz profetisa, ensine e engane os meus servos...” (Ap 2.18-29). A cura para esta igreja seria um arrependimento com urgência (Ap 2.21).
  • Sardes, igreja que se encontrava na UTI espiritual, Jesus disse: “Eu sei as tuas obras, que tens nome de que vives e estás morto... porque não achei as tuas obras perfeitas diante de Deus” (Ap 3.1-6). A cura para esta igreja seria gratidão pelo que recebeu do Senhor, arrependimento sincero e vigilância constante (Ap 3.3).
  • Filadélfia, igreja pequena, mas fiel e perseverante na Palavra, Jesus disse: “Eu sei as tuas obras... tendo pouca força, guardaste a minha palavra e não negaste o meu nome...” (Ap 3.7-13). A vitamina espiritual para os crentes sadios e fiéis de Filadélfia é a grande porta que o Senhor abriu para que eles proclamassem a sua palavra e a promessa da Vinda do Senhor (Ap 3.8-11).
  • Laodiceia, igreja morna e indiferente a Cristo, Ele disse: “Eu sei as tuas obras, que nem és frio nem quente. Tomara que fora frio ou quente! Assim, porque és morno e não frio nem quente, vomitar-te-ei da minha boca...” (Ap 3.14-22). A cura para esta igreja morna e autossuficiente seria adquirir os valores espirituais oferecidos por Cristo, aceitar sua disciplina, ser zeloso, se arrepender e abrir a porta do coração para Cristo entrar (Ap 3.18-20).

Jesus Cristo conhece a situação espiritual de cada igreja individualmente, suas dificuldades, trabalho, dedicação pela causa do evangelho como também seus defeitos. Jesus Cristo é justo no seu julgamento, observamos que algumas igrejas estavam numa condição espiritual tão degradante que não mereceram ser elogiadas, mas apenas corrigidas e exortando ao arrependimento.

Em Marcos C.16 e V.15 diz: “Ide por todo o mundo, pregai o evangelho a toda criatura” (Marcos 16:15). Em Mateus C. 28 e Vs.19-20 diz: “Portanto, ide, ensinai todas as nações . . . ensinando-as a guardar todas as coisas que eu vos tenho mandado; e eis que eu estou convosco todos os dias, até à consumação dos séculos”. Através desses versículos notamos responsabilidade e a missão da igreja de Cristo.

Escrito por: Marcus Wagner

Continua...

Postar um comentário

0 Comentários