O Brasil passou por longas mudanças, mudanças essas, que surgiram novas regras e conquistas, porém não quero ater-me a toda elas, e sim, indagar um pouco sobre Democracia.
O que vem a ser Democracia?
De acordo com a Wikipédia, (enciclopédia livre): “Democracia é um regime político em que todos os cidadãos elegíveis participam igualmente — diretamente ou através de representantes eleitos — na proposta, no desenvolvimento e na criação de leis, exercendo o poder da governação através do sufrágio universal. Ela abrange as condições sociais, econômicas e culturais que permitem o exercício livre e igual da autodeterminação política”. (https://pt.wikipedia.org/wiki/Democracia, acessado em 25/11/2016 às 19 horas).
No Brasil a vivência democrática tem sido enorme desafio e construção recente, destacando-se o período histórico-político do século XX e mais, enfaticamente, a partir da década de 1980.
Segundo PIOVESAN: “Não há democracia sem direitos humanos e não há direitos humanos sem democracia” (PIOVESAN, 2003). Direitos humanos no Brasil estão diretamente vinculados com a história das constituições brasileiras. O nosso País é um exemplo no que se diz respeito às Leis Constituídas, porém em boa parte não são executadas com o rigor que emanam as leis. Atualmente os brasileiros estão sendo representados por uma turma de Governantes nas suas esferas que utilizam do poder para usurpar os direitos legais dos brasileiros. Exemplo disso tem o “Impeachment da Presidente Dilma Rousseff”, na qual foi julgada por pessoas corruptas que não merecem ocupar a função que exerce, desrespeitando os votos dos cidadãos que no ato de democracia a elegeram! Não estou aqui defendendo as ações que a Presidente Dilma Rousseff praticou, não votei nela, porém os que votaram merecem respeitos!
Na condição de Brasileiro, sinto-me envergonhado (entre aspas) dos nobres “Deputados Federais, Estaduais e Senadores”, que em muitas ocasiões têm a cara de pau de julgar algo na qual os mesmos são os que cometem os crimes.
Atualmente os representantes da nação encontram-se engajados no objetivo de tirar os benefícios da população com as suas frases fabulosas, declarando que tomando essa posição, diminuirá os Gastos das Contas Públicas do País! Infelizmente nenhum deles precisa dos serviços que são ofertados na área da Saúde Pública nem muito menos da Assistência Social ou de Colocar os seus filhos na rede pública, pois os seus exorbitantes salários são capazes de oferta-los acessos à Saúde Privada e Escolas/Faculdades Privadas. E nessa condição acham capazes de poder julgar o que é melhor para a população carente do nosso amado Brasil.
Caso os nobres Deputados Estaduais e Federais, Senadores e Presidente estivessem realmente preocupados com os débitos públicos que o país vem enfrentando, dariam exemplos e diminuiriam os números dos nobres deputados e senadores e consequentemente os seus salários e vantagem que os mesmos usufruem. E não limitar direitos sociais entre outros através da aprovação da PEC 55.
Democracia… Todos eles pregam, porém, na prática, não existe democracia, existe sim a ilusão da democracia! Os nossos governantes na cara de pau ferem o Artigo 1°, paragrafo único da Constituição Federal de 88 que diz: “Todo o poder emana do povo”. O POVO, nobres representantes não os elegeram para os nobres Deputados; Senadores e Presidente roubarem o que lhes são de direitos e sim para fazer valer a sua vez e voz no País! Criem vergonha nas vossas caras e passem a exercer as suas respectivas funções como rege a Constituição Brasileira! Chegará o tempo em que os Cidadãos acordarão!
Democracia existe na teoria, mas se faz necessário coloca-la em prática.
Escrito por Marcus Wagner.
0 Comentários