O PAPEL DO PROFESSOR E A PRECARIEDADE COM A PROFISSÃO E O PROFISSIONAL


Contextualizar sobre o papel do professor é necessário ter a percepção que este papel é de fundamental importância dentro da escola onde permitirá ter uma percepção ampla que refletirá em toda a sociedade. Na qual o professor é um agente ativo na construção da formação de um cidadão. 

A profissão educacional vai além de ensinar, pois o docente possui influência no tocante para orientar e motivar os educandos desde o seu inicio educacional.

Uma sociedade carente de informação torna-se vulnerável ao comando e interesse escrúpulo de oportunista que só busca seu bel-prazer. Menos conhecimentos, menos reivindicações dos direitos.

É notório o desinteresse existente dos educandos do presente séculos, onde desencadeou o aumento de indisciplina, violência e atos infracionais dentro do ambiente educacional, além dessa situação a má remuneração dos professores acaba desestimulando-os ao exercício da profissão. Outro grande problema é a educação básica na escola pública que vai de mal a pior, pois em muitas ocasiões estão no contexto: “eu finjo que ensino e os educandos fingem que aprendeu”, porém não generalizando.

Outra situação que ocasiona a degradação da imagem do professor é por trabalharem em situações extremas de nervosismo, medo e angústia. Não adianta preparar excelentes aulas e não ofertar-lhes um ambiente e condições favoráveis para executar seus planejamentos. Porém mediantes aos caos prevalecendo no âmbito educacional, existem profissionais conscientes que diante das fragilidades conseguem transformar vidas, contribuindo na formação de cidadãos críticos, conscientes e responsáveis, desencadeando uma formação moral e ética visando uma sociedade melhor.

Diante dessas fragilidades concernentes ao ofício do docente só contribui para uma cúpula de escrúpulo e oportunista que só busca seu bel-prazer na visão de ter a grande massa em seu comando para galgar o poder e recursos financeiros. Sendo assim os trabalhos intelectuais não são tão reconhecidos quantos os demais por terem o poder de formar cidadãos capazes de pensar e lutar pelos seus direitos e espaços na sociedade como um todo.

Autor e Escrito por: Marcus Wagner V Neves

Postar um comentário

0 Comentários